quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“Mauá sob o olhar de Mitsunaga”




No dia 03 de novembro aconteceu a abertura da exposição “Mauá sob o olhar de Mitsunaga” no mezanino do Teatro Municipal de Mauá, com a presença de Elvira Sumaco, viúva do pintor e também artista plástica, e de sua filha Sonia Mitsunaga e esposo.

Toshiharu Mitsunaga pintou a cidade de Mauá e suas transformações urbanas, em telas que lembram, hora de uma cidade bucólica que não existe mais, hora de uma cidade em franco desenvolvimento urbano e transformação permanente da paisagem.

A exposição pode ser vista até o dia 27 de novembro de 2009, vale a pena dar uma conferida e conhecer um pouco melhor a cidade.



Visitação: de 04 a 27 de novembro de 2009
Local: TEATRO MUNICIPAL DE MAUÁ
Mezanino
Rua Gabriel Marques, n.º 353 - Centro – Mauá – SP (Acesso também pela Avenida João Ramalho, 456.)
(De terça a domingo das 10h00 ás 21h00)

Toshiharu Mitsunaga (1922 – 2003) – nascido em Kumamoto no Japão, residiu em Mauá desde 1951, autodidata, registrou em seus quadros diversas imagens da cidade, traçando um painel histórico da evolução urbana de Mauá.

2 comentários:

  1. “Mauá sob o olhar de Mitsunaga”

    Abertura oficial: 03 de novembro de 2009
    Visitação de 04 a 27 de novembro de 2009
    Curadoria: Cecília Camargo, Luciana Lopez, Silmara Mourão e Simone Bello.



    Toshiharu Mitsunaga, seria apenas mais um pintor conformista, que se atém apenas às técnicas tradicionais, não fosse sua forma de representar as paisagens da cidade em que se fixou.
    Ele subverte a linearidade do tempo, ao representar os locais da cidade em momentos passados, porém com toques do presente, faz questão de buscar detalhes que passariam desapercebidos pelas pessoas que passam por aqueles locais, como a obra “Capitão João”, “Bairro Matriz” e “Tanque da Paulista”.
    Leva o observador que desconhece a cidade a criar uma imagem quase idílica, enquanto consegue fazer com que quem conheça a cidade, estabeleça uma relação entre a memória e o tempo presente.
    A exposição das obras de Mitsunaga, pertencentes ao acervo da Pinacoteca, são uma homenagem a quem tão bem contribuiu para manter as memórias da cidade e ao mesmo tempo um primeiro brinde ao aniversário de emancipação do município que será comemorado na primeira semana de dezembro.


    Cecília Camargo

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite ! Meu nome é Karen e trabalho na Wizard Idiomas Mauá, no dia 10 de Junho de 2011 iremos realizar um Vernissage e gostaria muito de convidar os Artistas Plasticos de Mauá para expor suas obras, já fizemos várias vezes esse tipo de evento mas já faz algum tempo que não fazemos, por isso a minha listagem de artistas está desatualizada (telefones) e percebi que muitas pessoas que estão cadastradas aqui já participaram dos nossos eventos anteriores. Por favor, teria como eu ter contato com eles ? meu email : karen@wizardmaua.com.br
    Grata
    Karen Cristina Murakami

    ResponderExcluir

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.