quarta-feira, 18 de novembro de 2009

“ "Homenagem ao artista plástico Pierino Massenzi”



No dia 06 de novembro aconteceu a abertura da exposição “ Homenagem ao artista plástico Pierino Massenzino espaço Heleny Gariba, da Biblioteca Municipal Cecília Meireles, com a presença de familiares do pintor radicado em São Bernardo, onde produziu boa parte de sua obra.


Pierino Massenzi foi o que podemos chamar hoje de artista multimídia, em um momento em que nem ao menos se discutia este aspecto das artes, hoje relacionado à arte contemporânea. Em sua trajetória como artista, esteve presente em várias manifestações, foi pessoa importante no cinema nacional como cenógrafo, coreógrafo, e outras atividades, mas se destacou como pintor, sendo representado nesta exposição por obras que doou pessoalmente á Pinacoteca de Mauá.



Visitação: 06 a 27 de novembro de 2009.


Local: BIBLIOTECA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES

Espaço “Heleny Gariba”

Rua Rio Branco, 87 - 1º Andar –

Centro - Mauá - SP

Telefone:. 4547-1483

(De segunda a sexta das 8h00 às 19h00 e sábado das 8h00 às 17h00)


Pierino Massenzi (1925 – 2009) – nasceu em Roma – Itália, veio para o Brasil em 1947, foi diretor de arte, cenógrafo, desenhista de produção e artista plástico deixou uma coleção de mais de quatro mil quadros e desenhos.

Um comentário:

  1. “HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO PIERINO MASSENZI”

    Curadoria: Cecília Camargo, Luciana Lopez, Silmara Mourão e Simone Bello.
    Abertura: 05 de novembro de 2009 às 19 h.
    Visitação: 06 a 27 de novembro de 2009.


    Pierino Massenzi, foi um homem de múltiplas facetas. Cenógrafo, diretor de artes, decorador, projetista, professor da área de cenografia do Instituto Superior de Cinema da Universidade de São Luiz, em São Paulo e artista plástico. Conseguiu atuar em todas essas áreas e ganhar muitos prêmios.

    Sua sensibilidade permitiu que realizasse belos trabalhos em tela, dividindo-se em duas vertentes : o abstracionismo e o figurativismo. Este último com uma temática extremamente social em que demonstra a visão crítica de uma sociedade desigual.

    Suas obras abstratas, tratam de um universo experimentalista, porém com um embasamento estético captado no cinema.

    As obras aqui expostas pertencem ao acervo da Pinacoteca de Mauá, tendo sido doadas ainda em vida pelo próprio artista. É apenas uma pequenina amostra de seu extenso e rico trabalho, mas que tem em si mesma a força estética para bem representá-lo.

    ResponderExcluir

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.