quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Exposição de artes plásticas “CONSCIÊNCIA DE ALUÍSIO”



Esta acontecendo até o dia 30 de novembro a exposição de obras pertencentes à Pinacoteca de Mauá, no saguão de entrada da Câmara Municipal de Mauá, como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.


O pintor Aluísio com temática étnica africana, destacou-se nas artes plásticas por ter desenvolvido em seu trabalho uma técnica única que tornou-se praticamente sua impressão digital.


Visitação: 17 a 30 de novembro de 2009 (Segunda à sexta das 8h00 às 17h00)


Local: Câmara Municipal de Mauá

Contato: Soares – diretoria@camaramaua.sp.gor.br

Avenida João Ramalho, 305 Vila Noêmia

Mauá – SP –

Tel: 4512-4500



Aluísio (Aluísio Domingos dos Santos) Artista plástico autodidata, inserido no cenário artístico nas décadas de 1970-80,destacou-se nas artes plásticas por ter desenvolvido em seu trabalho uma técnica única que tornou-se praticamente sua impressão digital. Um observador leigo, percebe, ao ver suas obras, que elas são de um mesmo autor.

Como tantos outros artistas de fama internacional, teve muitas dificuldades em manter-se vivendo unicamente de sua arte, mesmo sendo respeitado a ponto de ter trabalhos seus adquiridos e levados para o exterior, para serem expostos em museus no Continente Africano.

Um comentário:

  1. CONSCIÊNCIA DE ALUÍSIO

    Abertura : 16 de novembro de 2009 às 19h
    Visitação: 17 a 30 de novembro de 2009

    Curadoria: Cecília Camargo, Luciana Lopez, Silmara Mourão e Simone Bello.
    Realização: Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Mauá


    Aluísio destacou-se nas artes plásticas por ter desenvolvido em seu trabalho uma técnica única que tornou-se praticamente sua impressão digital. Um observador leigo, percebe, ao ver suas obras, que elas são de um mesmo autor.

    Como tantos outros artistas de fama internacional, teve muitas dificuldades em manter-se vivendo unicamente de sua arte, mesmo sendo respeitado a ponto de ter trabalhos seus adquiridos e levados para o exterior, para serem expostos em museus no Continente Africano.

    Com certeza sua trajetória apontava para um reconhecimento maior e a valorização de alguém com tanta capacidade criativa, experimentação e arrojo no tocante a sua produção. Flertou algumas vezes com o Surrealismo como podemos observar na série Cavalo e Mulher, mas também representou cenas do cotidiano do povo humilde, no qual estava inserido. Infelizmente um problema de saúde interrompeu de forma prematura a vida desse grande artista, que merece estudos e biografias mais aprofundadas sobre seu trabalho, intenso e único.

    No mês da Consciência Negra, fica o registro da passagem desse homem que dignifica sua afrodescendência, com o legado de sua arte.

    Cecília Camargo

    ResponderExcluir

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.