sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Exposição de Arte postal Teatro e Memória - de 03 a 20 de dezembro de 2009




Exposição de Arte postal
Teatro e Memória


A Exposição de Arte Postal – Teatro e Memória,  uma das atividades propostas dentro do Encontro de Teatro 2009, acontece no mês de dezembro, no  saguão do Teatro Municipal de Mauá. A mostra conta com 37 participações de artistas plásticos contemporâneos,  com técnicas variadas, em imagens que criam uma impressionante amostragem das possibilidades de suportes bidimensionais.  Dentro do espírito da arte-postal, em que em um mesmo espaço respiram, desde artistas aspirantes, como as crianças de um projeto artístico localizado em uma área periférica da cidade de Mauá (que por sinal dão conta do recado), até artistas com projetos consolidados e conhecidos na comunidade artística internacional.

Outro aspecto importante da exposição é a participação de artistas de 19 países diferentes: Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia e Uruguai.  Da parte dos artistas brasileiros, há trabalhos de vários estados e uma forte participação de artistas do Grande ABC.

Abertura: 03/12/2009 ás 19h00  (nova data)

Visitação: 01/12/2009 a 20/12/2009

Local:
Saguão do Teatro Municipal de Mauá
Rua Gabriel Marques nº 353
Vila Noêmia – Mauá – São Paulo
Brasil
CEP 09370-575

O que é arte postal?

Arte postal é todo o trabalho de artes plásticas enviado por correio postal, e com esta intenção. A arte postal é gratuita, anti-mercantilista e muito poética, sendo para isto devem sempre ser utilizados os serviços de correio postal, o que dá diferentes intervenções aos trabalhos, como carimbos, selos, factíveis estragos, assinaturas, e muitas outras coisas. Existem exposições organizadas por convocatórias, em que os trabalhos são enviados pelo correio a um determinado endereço, são expostas sem seletivas, todos os trabalhos recebidos são expostos.

Apesar que a forma como esta é realizada, vem dos moldes elaborados nos anos 50 do século XX, pelo artista plástico norte-americano Ray Johnson, com manifestações anteriores, Paul Gaugim enviava trabalhos seus a amigos pelo correio. Apesar de não ser uma manifestação recente, a arte postal permanece como uma forma se fazer arte bem atual. Existe muito de contra-cultura e arte contemporânea na arte postal. A arte postal é democrática e libertária.

3 comentários:

  1. vai colocar a listagem dos participantes??
    vão enviar o postal pelo correio?
    gostaria de receber

    Constança

    ResponderExcluir
  2. Pretendemos colocar no blogue e enviar pelo correio aos participantes ema lista e um certificado, estamos estudando a melhor forma de fazer isto, por ora estamos ocupados com a montagem da exposição.

    ResponderExcluir
  3. Forma pulicados no blogue:
    http://teatroememoriaartepostal.blogspot.com/

    Todos os trabalhos e respectivos endereços dos participantes, a listagem e certificados seguirão pelos correios no ano que vem.

    ResponderExcluir

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.