segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festa Anticonformista, exposição individual de Éder Roolt na Galeria Oscar Cruz



Festa Anticonformista, exposição individual de
Éder Roolt na Galeria Oscar Cruz

A Galeria Oscar Cruz inaugura no dia 7 de agosto, terça-feira, às 19 horas, a mostra Festa Anticonformista, do artista Éder Roolt. Em 12 pinturas figurativas e uma pintura-escultura, Roolt coloca em xeque noções culturais de real e hiper-realismo, de reprodução e identidade, de padrão e desvio. É essecialmente ambígua, segundo a curadora Juliana Monachesi, que também assina o texto de apresentação da primeira individual do artista.

Nesta série, faz uso metafórico da infância para retratar a subjetividade contemporânea, marcada pela infantilização da idade adulta, e também de seu reverso, retratando a queima de etapas psicológicas e culturais do processo de amadurecimento que observa.

Segundo a curadora, “a pintura paulistana vive um boom como não se via desde os anos 1980. Porém, como 30 anos atrás, diante da avassaladora quantidade de obras produzidas pelos pintores, é imenso o desafio de diferenciar o bom do mediano, e mais difícil ainda é distinguir o bom do ótimo. Quais destes pintores que despontaram no final da década de 2000 vão ficar? Que artistas da geração 2010 têm condições de continuar produzindo um trabalho relevante daqui a dez ou 20 anos?”.

A pintura crítica, o discurso sofisticado e a técnica da produção reunidos nesta individual servem de contraponto à produção contemporânea, complacente e apaziguadora, atesta a Juliana Monachesi.
Éder RoolT (Santo André, São Paulo, 1977) Vive e trabalha em Mauá, São Paulo. Graduado em Engenharia Química, realizou estudos livres de História da Arte na tate Modern, Londres, de fotografia no Centro de estudos: Fujifilm e Kodak e também de cerâmica. Vem participando do circuito de exposições do grupo paulistano Aluga-se e dos salões de arte nacionais desde 2008. Recebeu o primeiro lugar no salão de Artes Plásticas do Mapa Cultural Paulista de 2010 e foi um dos finalistas do prêmio Pipa em 2011.

Serviço:

Evento: exposição individual Festa Anticonformista do artista Éder Roolt
Abertura: dia 7 de agosto, terça-feira, das 19 às 22h30 horas
Período expositivo: de 8 a 28 de agosto de 2012
Local: Galeria Oscar Cruz
Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 526/528, Itaim Bibi - São Paulo, SP
Telefone: (55 11) 3167 0833
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, das 11 às 19 horas; e sábados, das 11 às 17 horas
Entrada franca e Livre
Estacionamento: duas vagas gratuitas em frente à galeria e estacionamento conveniado próximo
www.galeriaoscarcruz.com
Mais informações para a imprensa:
Adelante Comunicação Cultural
Décio Hernandez Di Giorgi
Tel.: (11) 8255 3338 (TIM)
E-mail: dgiorgi@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.