quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Arte na rua - Jardim Zaíra - Mauá




Arte na rua

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

 http://www.dgabc.com.br/News/5942399/arte-na-rua.aspx



Chega à 9ª edição o 'Ocupação Graffiti', que ocorrerá no dia 26, a partir das 8h, no Jardim Zaíra, em Mauá.

Projeto mensal que integra a arte em intercâmbio com a comunidade, traz como atrações oficinas, música e esportes. A ação será na Avenida Presidente Castelo Branco próximo à Rua Hugo Scachetti. A previsão é de que ele dure até as 17h. O tema dos trabalhos será a Amazônia.

Cerca de 40 grafiteiros comandam a pintura de uma viela, enquanto, paralelamente, há workshop de malabares, basquete de rua, jogos de capoeira e discotecagem, entre outras intervenções musicais.

"A ideia é criar uma galeria de arte ao ar livre, mas não levar a proposta de apenas um lugar de arte, mas de ação social também", diz Ueder Alexandre da Silva, o UDR, um dos organizadores da ocupação.

"Aproximamos a comunidade carente ao universo artístico. O interessante é que há muitas crianças e adolescentes e todos eles têm a oportunidade de viver um dia de artista."

O projeto começou no ano passado e veio de proposta que nasceu com o Coletivo Comunidade Viva, grupo que UDR coordena há uma década e que iniciou suas ações no Jardim Itapeva.

"Esse projeto é um ponto de cultura itinerante, ensinamos e apresentamos grafite, circo, música e maracatu", fala UDR.

Sem apoio fixo, o artista, que também coordena o grupo Frente de Graffiti de Mauá, revela que há dificuldade em dar continuidade ao projeto por nunca ter garantia de patrocinadores para as suas ações. "Mas estamos conseguindo mudar a visão de todos, desde os munícipes até o poder público. Sinto que a cidade não vê mais o grafite à margem social, e sim como uma cultura, um movimento de transformação social."

TRANSFORMAÇÃO

 
Entre algumas paisagens que começam a colorir o entorno do Jardim Zaíra, UDR vê o apoio de alguns moradores que, além de disponibilizar o espaço de suas casas para as pinturas, dão suporte para que a ação tenha continuidade.

"Antes a dificuldade maior era conseguir muros para pintar. Hoje, além de ceder o espaço, alguns moradores batalham pela limpeza das ruas e ajudam a carregar os materiais de pintura."

O próximo projeto do coletivo é implantar na cidade um grupo de produção de curtas-metragens, no qual se reflita a importância da arte em sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários ao blogue serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.